Estratégia, Valuation e Sucessão

O que são, o que representam para Empresas DE Família(s) e como se relacionam?

Empresas familiares possuem diversas caracterísiticas únicas, dentre elas a que denominamos “Capital Paciente”. Paciente no sentido que “espera tranquilamente” (não tem pressa!) e que “não desanima” (resiliente!), definições obtidas no dicionário Caldas Aulete.

Ou seja: Capital Paciente é sinônimo de longo prazo. De fato os empreendimentos familiares possuem um compromisso com a família, é dizer que este capital empregado na empresa deve gerar dividendos e valor para esta família, após cada ciclo de entrega de seus produtos e serviços.

Interessante que raros são os sócios de empresas de controle definido – em vasta maioria empresas DE família(s) – que percebem suas empresas como um investimento (CAPITAL), o que de fato elas são. Menos ainda seus familiares herdeiros! Jaz aí o primeiro nível do desconhecimento. É fundamental que tanto o empreendedor como suas gerações sucessoras entendam a empresa como uma aplicação de capital, aprendendo a separar a gestão do capital. Veja porque e como neste blog 📃.

Mas se estamos falando de longo prazo, a paciência não pode significar “esperar pela previdência”, se tornando refém do dia a dia, ou “preguiça” no sentido de apenas fazer “o que todo mundo faz”. É preciso assumir o destino de seu empreendimento. Se seu capital é a longo prazo, porque seus planos não passam do dia, da semana ou do mês? Quais são os objetivos estratégicos que este Capital empregado deseja alcançar? A definição destes objetivos, seu desdobramento em ações e formas de monitoramento representam a ESTRATÉGIA de sua empresa, de seu CAPITAL. Entenda a ótica do empreendedor sobre estratégia neste blog 📃. Você tem um para chamar de seu? Está sendo bem executado?

Você liderou sua empresa na montagem e talvez lidere a execução deste plano estratégico, muito bom! Mas qual a relação deste planejamento com o valor de sua(s) empresa(s)? Não sabe o valor de sua empresa? A boa notícia é que você está longe de ser minoria, mas se você não sabe o valor, para que o esforço do dia a dia? Você sabe? Foi calculado por qual método? Você sabia que existem diversos métodos de cálculo do valor (valuation) de sua empresa? E que a sua escolha do método de cálculo do valor deve ter relação com o alvo comprador? Assista a este vídeo 🎞️ para saber quais. E finalmente: se a execução do plano estratégico obtiver sucesso, qual o ganho no valor de seu Capital?

Completando a trilogia do valor, falamos de sucessão, que é sempre um tema difícil de abordar, especialmente com a geração senior. O importante neste contexto é entender que a sucessão no comando ou no controle possui uma relação direta com o valor da empresa! E liquidá-la pode e deve ser uma possibilidade a ser contemplada, desde sempre! Neste vídeo 🎞️ demonstramos esta jornada de conhecimento.

Preceba então que sua estratégia (de Capital) terá impacto no valor de sua empresa (valuation) e este valor é a fundação de quaisquer discussões sucessórias, seja por interesse em vida, por alteração de estado civil (divórcio) ou por falecimento; seja numa eventual conversa acerca de liquidar seu negócio (venda ou “fusão e aquisição”).

Ainda não lhe convenci? Veja então o que dizem alguns números apresentados por um estudo realizado pela RGS Partners, empresa especializada em fusões e aquisições:

Iniciamos destacando o perfil do comprador: Segundo o estudo, do total das transações do 1º semestre de 2022, 55% dos negócios foram executados por compradores ESTRATÉGICOS. E se considerarmos o valor das transações, estes compradores responderam por 80% das transações! Compradores ESTRATÉGICOS, no jargão do mercado significa que é uma empresa do mesmo setor (concorrente maior, por exemplo), da cadeia de valor (um fabricante adquire um fornecedor) ou até de um ecossistema (empresas de corridas de taxis oferecendo serviços financeiros). Sua alternativa é denominada “Comprador FINANCEIRO“: um fundo privado (Private Equity), um banco, uma financeira. Usualmente um comprador FINANCEIRO tem vida definida como investidor, pois ele precisará vender sua participação em um futuro para realizar o lucro que ele estimou.

Por que isso é importante para você? Por que a depender de quem pode ser seu potencial sócio ou comprador, o SEU método de escolha do valuation deva ser selecionado apropriadamente. Por outro lado, ao elaborar o seu plano estratégico, você deve contemplar qual ou quais estratégias de saída podem gerar maior valor para o seu CAPITAL, em função do tipo de potencial comprador. Aí está a conexão! Não é tema simples, mas afinal é assim que se define quem perde e quem ganha neste tipo de transação.

Note, ademais, que a maioria das transações, seja por quantidade, seja por valor, foram ESTRATÉGICAS. Talvez você já tenha sido abordado por alguma butique de M&A (Merge and aquisitions – Fusões e aquisições) que calculou para você o seu valor. E muito provavelmente foi calculado pela mentalidade de um potencial comprador FINANCEIRO. Mas se o comprador for ESTRATÉGICO, em muitos casos seu valor pode ser maior. Você já pensou nisso? Porque então deixar por conta do assessor a decisão de valor de seu CAPITAL?

Veja então o que recomendamos a você, empreendedor ou herdeiro:

  1. Entenda sua empresa como uma aplicação de (seu) CAPITAL;
  2. Conheça o valor (VALUATION) de sua empresa, sempre! Atualize pelo menos 1 vez ao ano ou quando algo importante ocorrer;
  3. Elabore, com ferramentas adequadas, um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO robusto, que busque maximizar o valor de seu CAPITAL.
  4. Projete o valor (VALUATION) futuro de seu negócio em função da entrega na execução do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
  5. Elabore um PROCESSO SUCESSÓRIO adequado, que inclua não somente aspectos de liquidez e de sucessão patrimonial, mas aspectos de desenvolvimento de acionistas, de flexibilidade e de transição na gestão e na governança deste seu CAPITAL.

Conte conosco para elaborar esta jornada de proteção e desenvolvimento do valor de sua empresa por meio de seus sócios e herdeiros.

Helder de Azevedo MSc, CCA IBGC, CCC Celint e BRA

Idealizador do Instituto Empresa DE Família, é também CCA IBGC – Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC, onde contribui nas comissões de Conselho de Administração e no Grupo de Trabalho do Agronegócio; Conselheiro Consultivo Certificado pelo Celint e pela BRA Certificadora, onde também ministra o módulo de estratégia e de planejamento orçamentário no Curso de Formação de Conselheiros Consultivos; e associado da ABC³, onde contribui com duas comissões temáticas. Atua como Conselheiro Consultivo na AR70 Corporation e foi Conselheiro Fiscal da Neoenergia/CELPE. Membro do IFERA – International Family Enterprise Research Academy. Mestre em Governança Corporativa com pesquisa em Empresas Familiares e autor do livro Empresa de Família – uma abordagem prática e humana para a conquista da longevidade publicado pela Saint Paul Editora em agosto/2020, disponível também em formato eletrônico, Kindle e outros.

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