Consenso na Família Empresária: Papéis, Estratégia e Sucessão.

Uma pesquisa realizada em 2021 pelo Instituto Empresa de Família questionou familiares, executivos e conselheiros sobre quatro temas de elevado impacto na longevidade de suas empresas, buscando saber qual o mais difícil em obter o consenso entre os familiares.

A enquete, dirigida a cerca de mil pessoas do Brasil e do exterior, e conseguiu-se uma visão em 360⁰, holística, de temas “duros” em se obter consenso. Nenhum respondente sugeriu outro tema. Assim entendemos que, ainda que existam outros temas difíceis no ambiente da família empresária, estes quatro soaram nos respondentes.

Como se nota, “Papéis dos familiares” obteve a maioria significativa dos votos, seguida de “Sucessão”. “Estratégia de Empresa” aparece em 3º e “Monitoramento”, em 4º. Fica claro que as principais dores são as CRÔNICAS, aquelas que afligem o cotista e o gestor diariamente, dentro deste ambiente da Empresa DE Família, como preferimos chamar.

Não se garante a perenidade de um empreendimento resolvendo apenas um de seus problemas, mas abordando o de maior incidência já se indica uma condução de melhoria contínua (lembrando Pareto). Vamos a eles, em ordem crescente de votos.

O Monitoramento, que foi o menos votado, tem total relação com a questão do Altruísmo, conceito que indica que na presença de um altruísta na condução do negócio, o monitoramento pode ser relaxado ou até desconsiderado. O importante para os demais cotistas e sucessores patrimoniais é não considerar o altruísta como algo garantido e permanente. Este altruísmo demanda algumas formas específicas de recompensa para perdurar.

Um olhar mais profundo sobre o Altruísmo na Empresa Familiar está aqui.

E porque não descuidar do monitoramento de sua empresa, mesmo na presença de umaltruísta, leia Monitoramento na Empresa DE Família: luxo ou necessidade?

Estratégia é um tema de consenso complexo dentro da famíliaempresária com interesses distintos, muito comum em situações multigeracionais. Tendo sido o 3º mais votado nesta enquete, é fundamental considerar, como base para a construção da estratégia, a existência destes interesses distintos. A partir de um reconhecimento que os torne explícitos, buscar, senão o consenso, um equilíbrio entre estes interesses desde que não prejudique a empresa, geradora de riqueza para a família.

Veja algumas dicas em como conduzir este processo neste conteúdo: Estratégia para Empreendedores.

sucessão, tema que muito se confunde com a governança da empresa DE familia, foi o segundo mais votado e representa um processo usualmente doloroso e dramático na família, muitas vezes por ser tratado como evento, erro comum, porém fatal. A boa notícia é que se trata de tema profundamente investigado e que existem mecanismos comprovados de apoio a construção e condução do processo sucessório.

Inicie ou aprimore seu processo sucessório lendo este BLOG sobre Planejamento Sucessório.

E na sequência, especialmente se você for da geração (a ser) sucedida atente acerca da atratividade do negócio, seja sua gestão seja como investimento, para a geração sucessora. Para aprofundar, recomendamos: Como atrair novas gerações?

E em primeiro lugar de aspecto mais difícil em se obter consenso no âmago da #famíliaempresária ficou a definição e a distribuição dos Papéis entre os familiares. Metade dos participantes apontou este tema como o principal.

Na Família Empresária mesclam-se razão e emoção em todas as discussões, em todos os encontros. Ao contrário do tema SucessãoPapéis não representa um aspecto com uma profusão de pesquisas, ferramentas e métodos. Aqui falamos em #papéis de #cotistas e de #herdeiros patrimoniais que fazem parte intrínseca do empreendimento, com ou sem a participação ativa de todos os membros. O Modelo dos 3 Círculos é um excelente ponto de partida.

Na construção dos papéis para os cotistas e herdeiros, a partir da família, é importante compreender que o processo deve partir da Estratégia para a Estrutura, da Estrutura para Pessoas. Tanto na operação/gestão como na sociedade/propriedade.

Para tanto, convido-os a ler Papeis na Empresa DE Família: Definição e Distribuição do qual extraímos uma citação do Dr. Tiago Fantini Magalhães do livro Empresa De Família:

(para) o sucesso do empreendimento é fundamental a compreensão correta dos papéis sob dois ângulos: na sua própria definição e na sua distribuição.

Temos a intenção de montar grupos de discussão para cada um destes temas. O que você acha disso? Você se interessaria por qual tema? Responda nos comentários.

Finalizando, o Instituto Empresa de Família possui um conjunto de ferramentas cobrindo estes e outros temas prementes nas empresas familiares, que aplicadas com o apoio de nossos associados tem demonstrado uma enorme aderência às empresas de família, facilitando a construção de consensos em temas complexos, construindo um arcabouço de sustentação para seus empreendimentos, pavimentando a estrada para a longevidade. Contate-nos.

Helder de Azevedo MSc, CCA IBGC, CCC Celint e BRA

Idealizador do Instituto Empresa DE Família, é também CCA IBGC – Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC, onde contribui nas comissões de Conselho de Administração e no Grupo de Trabalho do Agronegócio; Conselheiro Consultivo Certificado pelo Celint e pela BRA Certificadora, onde também ministra o módulo de estratégia e de planejamento orçamentário no Curso de Formação de Conselheiros Consultivos; e associado da ABC³, onde contribui com duas comissões temáticas. Atua como Conselheiro Consultivo na AR70 Corporation e foi Conselheiro Fiscal da Neoenergia/CELPE. Membro do IFERA – International Family Enterprise Research Academy. Mestre em Governança Corporativa com pesquisa em Empresas Familiares e autor do livro Empresa de Família – uma abordagem prática e humana para a conquista da longevidade publicado pela Saint Paul Editora em agosto/2020, disponível também em formato eletrônico, Kindle e outros.

Para receber nossa RESENHA mensal, preencha os dados abaixo. Toda última quinta-feira do mês, pontualmente às 17:17hs.

O Melhor da Governança para Empresas DE Famílias, direto em sua caixa postal.

[activecampaign form=12 css=1]

Para receber nossa RESENHA mensal, preencha os dados abaixo. Toda última quinta-feira do mês, pontualmente às 17:17hs.

O Melhor da Governança para Empresas DE Famílias, direto em sua caixa postal.

[activecampaign form=12 css=1]

Previous post
Next post
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *