Planejamento Estratégico com o Modelo Evolutivo

Não existe uma receita única para a gestão da elaboração e do desdobramento do Planejamento Estratégico (PE) de uma Empresa Familiar (EF). Para haver maior coesão entre os cotistas neste importante processo, é necessário entender a relação entre os três círculos de uma EF: negócio, governo e propriedade. Quer conhecer uma ferramenta simples para avaliar esta relação em uma EF?

(por Ismar Becker)

Recentemente comentei com um cliente o fluxo do Planejamento Estratégico (PE) na Empresa Familiar (EF), baseado nos conceitos elaborados no livro Empresa de Família de autoria de Helder De Azevedo. Vimos que um processo de elaboração de um PE em uma empresa familiar é muito mais complexo por envolver interesses familiares, que às vezes, se sobrepõem àqueles dos negócios. Após responder à pergunta básica (comprometimento da família com o negócio) e para responder a segunda (saúde do negócio) temos que entender em qual estágio no qual a empresa se encontra na relação entre os três círculos usando o Modelo Evolutivo. Vamos ver cada um deles.

Livro Empresa de Família, pg 165

Estrutura do Negócio: Uma EF começa com um ou mais fundadores empreendedores. Com o tempo, desenvolvem um foco, podem diversificar o negócio até atingirem o ponto de suas famílias serem primordialmente investidoras.

Estrutura de Governo: Na primeira fase, o fundador decide tudo. Aos poucos, membros da família assumem funções de gestão. O passo seguinte é a entrada de não sócios, que pode evoluir para a profissionalização total da EF, migrando a família de papéis de gestão para aqueles de monitoramento e suporte estratégico, usualmente via um Conselho Consultivo.

Estrutura de Propriedade: Na fase inicial, temos um proprietário individual ou eventualmente, um sócio. A partir da segunda geração, temos um consórcio de primos, podendo chegar a uma estrutura de propriedade multifamiliar.

As estatísticas mostram que poucas EF chegam ao estágio da família investidora, com um governo e gestão multifamiliar. Por isso, antes de iniciar qualquer mudança em uma EF é fundamental saber em que estágio ela está. Esta é a melhor forma de acertar a receita na empresa.

Você sabe em que estágio evolutivo está sua empresa? E qual seu próximo estágio? Para montar o seu Modelo Evolutivo, clique aqui e entraremos em contato!

Ismar Becker é Adminstrador com especialização em Gestão Avançada pelo INSEAD e participou do programa de gestão para donos da Harvard Business School. Com passagem por diversas empresas familiares, pe proprietário de duas empresas no Brasil e uma na Alemanha. É consultor e mentor de empreendedores e de executivos de alto nível.

Para assinar nossa RESENHA mensal, preencha os dados abaixo. Toda última quinta-feira do mês, pontualmente às 17:17hs, direto em sua caixa postal.

[activecampaign form=12 css=1]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *