O que “Casa Gucci” ensina às Empresas DE Família?

Nenhuma empresa de família é igual a outra. Fato.

Poucas resistem a passagens geracionais, apenas 30% à primeira, apenas 12% chegam à 3ª geração. Fato.

Analisamos este excelente filme (Casa Gucci, 2021 – Ridley Scott) que representa uma história recente e real, cercada de intrigas, paixões e disputas silenciosas a partir dos seus principais atores (reais) e como a metodologia do Instituto Empresa DE Família contribui para solucionar ou minimizar estas tensões fortalecendo a sociedade empresarial visando sua longevidade de forma sustentável.

Os principais personagens do filme diretamente envolvidos na Empresa DE Família “Casa Gucci” são:

  1. Rodolfo Gucci (interpretado por Jeremy Irons)
  2. Aldo Gucci (interpretado por Al Pacino)
  3. Maurizio Gucci, filho de Rodolfo (interpretado por Adam Driver)
  4. Paolo Gucci, filho de Aldo (interpretado por Jared Letho)
  5. Patrizia Reggiani Gucci (interpretada por Lady Gaga)
  6. Domenico de Sole, o advogado da família (interpretado por Jack Huston)

Temas abordados pela metodologia e suas ferramentas:

  1. Risco moral e altruísmo: Rodolfo e Aldo, que tornaram a casa Gucci um império, não somente se acomodaram no sucesso como proveram excessivo conforto aos seus filhos, tornando-os ou obcecados (Paolo) ou fúteis (Maurizio). Nenhum pronto para tomar riscos e conviver com as consequências. Nossa metodologia identifica rapidamente este cenário, evitando tomadas de decisões equivocadas.
  1. Separação de papéis:
    • Maurizio estudava com satisfação podendo se tornar um excelente advogado ou juiz. Seu pai Rodolfo, além de não permitir a realização deste sonho, não aprovou o casamento dele por uma “plebeia” e o “deserda” (informalmente), empurrando-o para os braços da família da qual ele preferia que Maurizio se afastasse, impedindo-o de finalizar o curso de direito e seguir sua vida. Com o passar do tempo e da doença e morte de seu pai, Maurizio assume a gestão do negócio sem nenhum preparo gerencial. A família perde um potencial bom juiz/advogado e garante um péssimo gestor. Poderia ter sido educado como acionista e deixar a gestão em mãos competentes.
    • Paolo sonha em ser designer de moda, mas para o gosto de Rodolfo, ele é péssimo. Mas seu pai Aldo e tio Rodolfo o mantém “orbitando” ao redor do negócio. Para que? Não seria mais conveniente, e documentado em um acordo de acionistas, que seu pai (Aldo) ou até mesmo a holding, lhe emprestasse dinheiro para iniciar seu próprio negócio?

Papéis é uma das 5 Dimensões Sociais da Longevidade que o Instituto desenvolveu com exclusividade.

  1. Interferência da família na empresa: O livro “Empresa DE Família” trata das 2 influências que as famílias exercem na empresa. Aquela positiva (ética, disposição para o trabalho e outras) são benéficas, mas a interferência nunca é, independente do motivo. Citamos dois casos do filme:
    • Patrizia, apesar de não ter posição gerencial, influencia cada passo de Maurizio, conquista Aldo, atrai Paolo para sua destruição e ainda não lê corretamente a intenção e os desejos do advogado Domenico de Sole. Nossa metodologia parte justamente destes sentimentos.
    • No caso do advogado, também remetemos ao modelo dos 3 círculos particularmente sobre o grupo de atores que usualmente não se dá a devida atenção, seja por vaidade, por soberba ou simplesmente por incompetência como familia empresária: Os principais executivos que não são familiares e não são cotistas. É fundamental ter um plano para eles, inclusive e principalmente com suas sucessões sempre muito bem definidas. Ao aplicarmos a ferramenta 5DSL, incluímos os principais executivos deste grupo, identificados por ocasião da montagem do modelo dos 3 círculos e eles também respondem ao questionário, provendo uma visão completa da situação e a partir daí construir os mecanismos adequados à perenidade da empresa.
  1. Confusão Patrimonial: Maurizio, ao assumir a empresa, passa a viver uma vida nababesca, às custas dela, e não de seu salário. No Brasil muitas das despesas (veículos etc.) para fins pessoais configura crime fiscal. Fique atento!

Ainda neste tema, justamente por ser membro da família “apontado” pelo pai (sucedido), a família intrinsecamente afasta o monitoramento. A metodologia do Instituto identifica este potencial comportamento antes do fato (a nomeação) e instrui os cotistas a estruturar instâncias e documentos que evite este problema.

Nossa metodologia avalia a predisposição de todos os acionistas quanto a captura de valor da empresa versus a geração de valor por ela. Identificando a discrepância (neste caso o desejo de Maurizio de apenas usufruir da vida), construir-se-ia mecanismos que buscassem viabilizar esta qualidade de vida (via dividendos, idealmente), mas sem prejudicar o crescimento sustentável da empresa.

  1. Executivo externo à família: Lembram do advogado? Bom, este é o caso de um executivo importante no negócio da família que abordamos nas 5 dimensões sociais da longevidade (5DSL), ferramenta exclusiva do Instituto. A empresa viabilizou oportunidades para seu desenvolvimento profissional e financeiro? Em um dado momento ele diz claramente à Patrizia: “Eu quero preservar a marca”. Ela leu como ambição de um outsider. Nós teríamos lido como “quero ser parte de algo importante”. Os interesses dos familiares estavam alinhados com os dos principais gestores? Na opinião da Patrizia, não, na do gestor sim. Identificando esta diferença, podemos tratá-la!

Sabe aquele profissional que está em sua empresa há 15-20 anos, dedicou uma vida ao negócio? Você viabilizou oportunidades de desenvolvimento profissional e financeiro para este colaborador? No caso do personagem, não vendo a oportunidade surgir e envolvido diretamente nas tensões familiares, visualizou um caminho de manutenção da marca, pavimentando seu caminho para se tornar CEO. A pergunta que fazemos para validar esta situação, faríamos ao Maurizio e à Patrízia: “O que é mais importante para vc? Ser CEO ou ser rico?” A resposta certeira de Maurizio seria (pelo que vi no filme): “mande meus dividendos pontualmente, por favor.” Este tema do executivo externo é tão relegado que nem o poster do filme inclui o advogado, peça chave na trama!

Percebam que com a aplicação da metodologia de nosso instituto (e quanto antes melhor), os cotistas de uma empresa passam a ter uma visão concreta das intenções, dos desejos e dos objetivos de cada um dos membros familiares que dela dependem bem como dos principais executivos; os potenciais pontos de tensão bem como aqueles de conversão. Os pontos convergentes devem ir imediatamente para um Acordo de Cotistas e os pontos com visões distintas estão identificados para serem adequadamente abordados com todas as partes interessadas e quando “acordados”, devem ser incorporados no Acordo de Cotistas, garantindo que estes conduzam seus interesses financeiros na empresa de forma mas propositiva e construtiva; levando assim o empreendimento para seu crescimento sustentável.

Famílias empresárias que conheceram e viveram a jornada proposta pelo Instituto Empresa DE Família seguem seus destinos de forma muito distinta daquele da família Gucci. Quem já utilizou sabe: Temos base científica moderna, aplicação prática e resultados tangíveis.

Vem conhecer! Agende gratuitamente 30 minutos comigo ou com um dos Conselheiros capacitados em nossas ferramentas.

Helder de Azevedo MSc, CCA IBGC, CCC Celint e BRA

Idealizador do Instituto Empresa DE Família, é também CCA IBGC – Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC, onde contribui nas comissões de Conselho de Administração e no Grupo de Trabalho do Agronegócio; Conselheiro Consultivo Certificado pelo Celint e pela BRA Certificadora, onde também ministra o módulo de estratégia e de planejamento orçamentário no Curso de Formação de Conselheiros Consultivos; e associado da ABC³, onde contribui com duas comissões temáticas. Atua como Conselheiro Consultivo na AR70 Corporation e foi Conselheiro Fiscal da Neoenergia/CELPE. Membro do IFERA – International Family Enterprise Research Academy. Mestre em Governança Corporativa com pesquisa em Empresas Familiares e autor do livro Empresa de Família – uma abordagem prática e humana para a conquista da longevidade publicado pela Saint Paul Editora em agosto/2020, disponível também em formato eletrônico, Kindle e outros.

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