O sucessor e seu valor: como se preparar para suceder?

É muito comum que filhos e netos considerem garantido sua participação na empresa da família. Na vasta maioria dos casos, quando sou abordado com este tipo de afirmação, se do líder atual “assim que minha filha se formar ela virá trabalhar comigo” ou do jovem “quando eu crescer assumirei a empresa de meu pai”; imediatamente pergunto: Que valor ela (ou você) trará para a empresa? Impressionante como quase ninguém tem a resposta para esta pergunta!

Neste artigo, endereçado aos jovens que estão considerando suceder alguém, ou que são considerados pelos pais o sucessor escolhido (muitas vezes esse é o caso), apresento uma reflexão e uma abordagem para tornar-se preparado e forte para a posição, caso deseje suceder bem.

Um primeiro princípio que você deve revisar é acerca de VALOR. Quais as características e preparo que lhe são únicos e que são desejados pela família e úteis para a empresa? Se você, como sucessor, não tem ideia de seus próprios valores, é hora de revisar e organizar seus pensamentos. Sem este autoconhecimento, você não saberá o momento certo para contribuir para a empresa, ou alguém da família irá indicar a hora, e isso quase sempre terminará em equívoco, afetando sua capacidade de entrega e sua felicidade, bem como os resultados da empresa.

Para auxiliar você a identificar e desenvolver suas intenções e preparo com as partes interessadas (família, coaches, líderes na empresa), sugiro considerar estes 3 pontos:

  1. Avalie sua aptidão para negócios e em particular para o negócio em que sua família está envolvida. Aptidão é uma habilidade natural que você tem de se adaptar e de se desenvolver em um determinado ambiente. Se você se comprometerá com o negócio da família, será por um longo prazo. Quanto mais apto para o negócio da família você estiver, melhor para você. Cuidado: não confundir intenção ou desejo com aptidão. Conheça o Modelo dos 3 Círculos e converse com seu coach sobre isso. Um caminho para identificar esta aptidão é trabalhar em empresas do mesmo ramo, sem o olhar crítico dos familiares.
  2. A sua família e o negócio lhe querem lá? Identifique as condições da família para o seu envolvimento e as possibilidades de sucesso. Antes de mais nada, existem condições estabelecidas para a entrada (e de saída) de membros da família no negócio? Se não, a família precisará de ajuda externa para construir estas condições. Quais capacidades e habilidades são necessárias? Quais as oportunidades de desenvolvimento existem dentro da organização? Quais os possíveis caminhos para um desenvolvimento de sua carreira dentro da empresa? Qual o perfil ideal do líder (do futuro)? Entender estes aspectos lhe facilitará construir sua trilha de desenvolvimento. Uma ferramenta de apoio muito adequada para esta reflexão são suas respostas à Escala F-PEC.
  3. Gerencie ativamente os estágios de sua carreira de acordo com as demandas de liderança que vão sendo reveladas. Pesquisas apontam uma enorme divergência entre empresas familiares quanto a qual o momento (idade) adequado para a entrada de sucessores em posições chaves. Onde não há consenso, a condução passa a ser sua! Uma carreira bem desenvolvida lhe preparará para o momento certo, a menos que um evento triste ocorra e a vida tome esta decisão por você. Mas o seu momento ideal será aquele em que teu preparo encontrará a oportunidade ou a necessidade. A sucessão traz em si mudanças. Considere também se você aportará mais valor na gestão ou em uma posição societária, como no conselho da empresa. Muitas vezes suas aptidões podem viabilizar um crescimento da riqueza da família neste escopo, mais que seria aportado na gestão. Utilize para isso o Modelo Evolutivo.

Para gerenciar estes 3 passos, idealmente com o apoio de um mentor ou coach, em resumo: Avalie sua aptidão, entenda as condições de participação na empresa e envolvimento da família, aprenda com executivos não familiares; e o mais difícil, procure compatibilizar seu preparo com as necessidades de liderança para cada momento da empresa.

Prepare-se bem que o sucesso vem! Não se preparar adequadamente lhe fará refém de uma função que não lhe cabe e de uma organização (e talvez família) que não valoriza sua participação.

Para que você consiga responder adequadamente à pergunta proposta no início do artigo, conte com o os conteúdos e com os Conselheiros e Consultores do Instituto Empresa DE Família para apoiar-lhe nesta jornada de conhecimento. Se preferir agende uma conversa agora!

Helder de Azevedo

Helder de Azevedo MSc, CCA IBGC, CCC Celint e BRA

Idealizador do Instituto Empresa DE Família, é também CCA IBGC – Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC, onde contribui nas comissões de Conselho de Administração e no Grupo de Trabalho do Agronegócio; Conselheiro Consultivo Certificado pelo Celint e pela BRA Certificadora, onde também ministra o módulo de estratégia e de planejamento orçamentário no Curso de Formação de Conselheiros Consultivos; e associado da ABC³, onde contribui com duas comissões temáticas. Atua como Conselheiro Consultivo na AR70 Corporation e foi Conselheiro Fiscal da Neoenergia/CELPE. Membro do IFERA – International Family Enterprise Research Academy. Mestre em Governança Corporativa com pesquisa em Empresas Familiares e autor do livro Empresa de Família – uma abordagem prática e humana para a conquista da longevidade publicado pela Saint Paul Editora em agosto/2020, disponível também em formato eletrônico, Kindle e outros.

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