Em minha experiência como consultor e conselheiro de empresas de família. um dos aspectos mais críticos na sociedade é a questão dos papéis que sócios ou gestores exercem na companhia.
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A dimensão Papéis é a 3ª das 5 dimensões sociais da longevidade, parte da metodologia do Instituto Empresa DE Família. Já abordamos anteriormente a simbiose entre a família empresária e a empresa DE família, são duas entidades distintas, porém fortemente entrelaçadas, trocando influências e culturas.
O aspecto dos papéis se faz especialmente importante em empresas que se encontrem numa situação societária multifamiliar ou multi geracional. Em ambos os casos temos sócios cotistas e herdeiros em suas respectivas famílias participando de forma direta ou indireta seja na sociedade ou na gestão da empresa. A empresa precisa ser gerida e conduzida profissionalmente de forma a gerar os benefícios que seus empreendedores desejam.
A ausência de uma descrição muito clara dos papéis abre uma porta perigosa para que familiares exerçam o seu poder de direito ou aquele percebido para forçar a empresa a agir segundo os seus desejos, não necessariamente alinhados com o futuro sustentável dela. É o caso da confusão patrimonial, de despesas pessoais cobertas pela empresa e outros tantos exemplos.
Como resolver isso? Entendendo a diferença entre ser dono de uma empresa, ainda que parcial, ser acionista ou cotista e o papel de gestor profissional dentro da empresa: O 1º, o sócio cotista, denominamos Principal e o segundo, o gestor, denominamos Agente. Daí o conceito da teoria da agência.
Buscamos na filosofia, em particular nos trabalhos do filósofo canadense Douglas Browning, o conceito de locus: onde ou em que ambiente certas decisões devem acontecer. Do ponto de vista da filosofia a teoria da agência aponta que o locus da decisão são os cotistas, os acionistas, os sócios; ou seja, os familiares e seus sucessores (o Principal). Já o locus da ação ocorre dentro da empresa através do grupo de gestores executivos e dos profissionais que conduzem a companhia, incluindo aqueles oriundos das famílias proprietárias (o Agente).
Com esse conceito em mente é fundamental que se definam os papéis. Toda empresa tem descrito os cargos e salários. Não obstante, é fundamental que, em documento apartado, se defina claramente os papeis de cada um dos cotistas com relação essa sociedade empresarial. Este é o grande desafio e a grande oportunidade.
Importante lembrar que primeiramente se defina a estratégia, segundo pilar das 5 dimensões sociais da longevidade (5DSL). Da estratégia definimos a estrutura da empresa para poder conduzir esta estratégia e por fim de distribuir as pessoas e suas competências para ocuparem esta estrutura.
Falamos, portanto, em definir os papéis para depois distribuí-los.
(para) o sucesso do empreendimento é fundamental a compreensão correta dos papéis sob dois ângulos: na sua própria definição e na sua distribuição.
Tiago Fantini Magalhães – Empresa de Família, pg. 125
Recomendamos o debate e a consequente documentação do que os sócios decidiram com relação aos papéis de cada um dos integrantes de sua sociedade empresarial.
Para aprender mais sobre papéis, conheça o livro Empresa DE Família – uma abordagem prática e humana para conquista da longevidade. Nele você encontrará conteúdos modernos e abrangentes para apoiá-lo a construir o caminho para a perenidade de suas empresas. Formatos físico e eletrônico.
Helder de Azevedo MSc, CCA IBGC, CCC Celint e BRA
Idealizador do Instituto Empresa DE Família, é também CCA IBGC – Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC, onde contribui nas comissões de Conselho de Administração e no Grupo de Trabalho do Agronegócio; Conselheiro Consultivo Certificado pelo Celint e pela BRA Certificadora, onde também ministra o módulo de estratégia e de planejamento orçamentário no Curso de Formação de Conselheiros Consultivos; e associado da ABC³, onde contribui com duas comissões temáticas. Atua como Conselheiro Consultivo na AR70 Corporation e foi Conselheiro Fiscal da Neoenergia/CELPE. Membro do IFERA – International Family Enterprise Research Academy. Mestre em Governança Corporativa com pesquisa em Empresas Familiares e autor do livro Empresa de Família – uma abordagem prática e humana para a conquista da longevidade publicado pela Saint Paul Editora em agosto/2020, disponível também em formato eletrônico, Kindle e outros.
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