Estratégia é uma palavra muito utilizada no mundo dos negócios, porém usualmente fora de seu contexto original. Empreendedores em sua vasta maioria não possuem uma estratégia definida em seus empreendimentos. Muitas vezes, algumas táticas. Afinal, o que é estratégia, por que é de fato importante e quais aspectos são peculiares às empresas familiares?
A etimologia do termo possui origem bélica: “a arte de comandar uma tropa rumo à vitória”, de onde deriva estratagema, “ardil de guerra ou uma ‘isca’ visando a atrair o inimigo para um cenário mais propício ao proponente do ardil”. As definições estão, por exemplo, no livro A Arte da Guerra, do chinês Sun Tzu, um tratado militar escrito durante o século IV a.C.
Estratégia remete, nos negócios, ao longo prazo. Vejamos uma definição:
Estratégia é “a direção e o escopo de uma organização ao longo prazo, a qual atinge vantagem em um ambiente em transformação através da configuração de recursos e de competências.”
JOHNSON ET AL., 2009
Empreendedores costumam se ver profundamente envolvidos no dia a dia da empresa conduzindo funções e decisões de caráter tático ou operacional, atividades corriqueiras e de eficácia no curto prazo. Ao adotar processos de gestão focados na melhoria contínua, ainda que seja um caminho de médio a longo prazo, utiliza-se ferramentas de caráter operacional. Nenhum dos dois pode ser considerado estratégia.
Em ocasiões, decisões sofisticadas e de alto impacto são tomadas e implementadas, ainda com eficácia no curto prazo. Isso, em negócios, ainda não é estratégia.
Quando avaliamos de forma muito abrangente o ecossistema que nosso negócio está inserido e buscamos definir objetivos de longo prazo, aí sim, estamos falando de Estratégia.
Uma forma visual para entender estes aspectos é vê-los em quadrantes.
Qual a importância da estratégia afinal? Simplesmente a ausência de estratégia é a segunda principal causa da enorme mortalidade das empresas familiares. Você não busca a longevidade para seu negócio? Então Estratégia é fundamental!
Não existe porto seguro para quem não sabe para onde ir.
Sêneca
Mas como devo fazer?
Antes de mais nada é importante compreender que Estratégia nos negócios é representada por meio de um Planejamento Estratégico:
“No ambiente de negócios, o termo Estratégia se confunde com a sua representação, que se dá na forma da formulação da estratégia, que a sua vez é desvendada por meio de um Planejamento Estratégico.”
HARRIS; MARTINEZ; WARD, 1994
E que, como nos ensina John Ward, Planejamento Estratégico é “o processo de desenvolvimento de uma estratégia de negócios para o crescimento com lucro”.
Para conduzir seu negócio de forma estratégica, o ciclo a ser considerado deve ser o seguinte:
- Análise do ambiente externo: Meu ecossistema, concorrentes, fornecedores, clientes, mercados.
- Avaliação das capacidades internas para atender os mercados.
- Assistir (apoiar) a definição da estratégia. Conte com teus principais colaboradores!
- Implementar a estratégia e monitorar sua execução.
Para cada uma das fases existem ferramentas específicas a serem adotadas.
Porém as empresas familiares precisam avaliar, antes mesmo de iniciar um ciclo de definição e de planejamento estratégico, alguns aspectos da família. O ciclo abaixo é razoavelmente autoexplicativo:
Em se tratando de famílias empresárias, não existem respostas certas para estas reflexões, porém cada decisão terá suas implicações que separarão as empresas de sucesso daquelas que fracassam. Afinal…
Você é LIVRE para fazer as suas escolhas, mas é PRISIONEIRO das consequências!
Pablo Neruda
As reflexões são as seguintes:
- Qual o compromisso da família com o futuro do negócio?
- Como está a saúde do negócio?
- Quais as alternativas para o negócio?
- Os objetivos dos familiares estão alinhados com as demandas da empresa?
A partir destas reflexões, os familiares cotistas estarão prontos para eleger a melhor estratégia para o negócio com relação aos objetivos de seus entes. Com a estratégia definida, os interesses e capacidades dos familiares devem ser avaliados e um novo ciclo se inicia.
Tudo isso pode parecer complexo, e para isso recomendamos a leitura do livro Empresa DE Família, acompanhar nosso blog e nosso canal no youtube. Conte com profissionais capacitados para te apoiar nesta jornada. Se desejar nosso apoio, contate-nos e será um prazer apoiar este processo junto à sua família.
Helder de Azevedo MSc, CCA IBGC, CCC Celint e BRA
Idealizador do Instituto Empresa DE Família, é também CCA IBGC – Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC, onde contribui nas comissões de Conselho de Administração e no Grupo de Trabalho do Agronegócio; Conselheiro Consultivo Certificado pelo Celint e pela BRA Certificadora, onde também ministra o módulo de estratégia e de planejamento orçamentário no Curso de Formação de Conselheiros Consultivos; e associado da ABC³, onde contribui com duas comissões temáticas. Atua como Conselheiro Consultivo na AR70 Corporation e foi Conselheiro Fiscal da Neoenergia/CELPE. Membro do IFERA – International Family Enterprise Research Academy. Mestre em Governança Corporativa com pesquisa em Empresas Familiares e autor do livro Empresa de Família – uma abordagem prática e humana para a conquista da longevidade publicado pela Saint Paul Editora em agosto/2020, disponível também em formato eletrônico, Kindle e outros.
Para receber nossa RESENHA mensal, preencha os dados abaixo. Toda última quinta-feira do mês, pontualmente às 17:17hs.
O Melhor da Governança para Empresas DE Famílias, direto em sua caixa postal.
[activecampaign form=12 css=1]
Assine nossa RESENHA mensal: preencha os dados abaixo.
Toda última quinta-feira do mês, pontualmente às 17:17hs, direto em sua caixa postal.
[activecampaign form=12 css=1]
5 Comments
See all comments