Estratégia a partir da leitura da família empresária

[spreaker type=player resource=”episode_id=55532902″ width=”700px” height=”80px” theme=”dark” playlist=”show” playlist-continuous=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true” cover=”https://d3wo5wojvuv7l.cloudfront.net/images.spreaker.com/original/31fdf7b2946e3ddf84f4811b523c23c6.jpg”]

Estratégia é a 2ª dimensão da ferramenta 5DSL do Instituto Empresa DE Família. Em nossa metodologia, ao abordarmos estratégia, não tratamos o como construir a estratégia estrito senso, mas sim conversar com os membros familiares cotistas para identificar e compreender alguns aspectos sociais que possam impactar na elaboração e na execução eficiente da estratégia.

Estratégia remete ao longo prazo, apesar de sua origem militar indicar quase um sinônimo de tática. No ambiente de negócios, definitivamente associada a longevidade, apesar da palavra receber muitos usos, muitas vezes equivocada. Um plano operacional não é estratégia. O lançamento de um produto ou a expansão territorial não são exemplos de estratégia, mas sim de táticas ou de plano operacional. Podem, contudo, serem partes da execução da estratégia, daí sua utilização indevida.

Estratégia Longo Prazo
O que é estratégia

Dentro da metodologia do Instituto, o que nos importa aqui é compreender, a partir do ambiente da família, aspectos emocionais e sentimentais que possam ser associados ao longo prazo da empresa, a partir das necessidades e desejos destes membros familiares.

Tomemos como exemplo o aspecto da expansão. Uma empresa expande seu alcance fundamentalmente adicionando novos produtos ou atingindo novos mercados.

Vamos então considerar que a expansão deva ocorrer a partir da conquista de outros mercados, assim, e por exemplo; a empresa precisará discutir aspectos como:

Quais mercados nos desejamos competir?

Uma vez eleito este mercado, como competiremos efetivamente? Que recursos necessitaremos?

Até aí estamos discutindo os aspectos do planejamento estratégico que pode ou deve ocorrer no âmbito da gestão da empresa.

Não obstante, a questão é que esta expansão exigirá recursos, a partir da empresa, de sua capacidade de buscar capitais e possivelmente através da captação a partir dos próprios familiares, seja na forma de ima injeção adicional de capital ou redução no pagamento de dividendos. Aí que começam os problemas!

Não é incomum, numa situação desta, alguns dos familiares não desejarem reduzir suas retiradas e, portanto, não terem esse apetite para continuar investindo.

Apetite de risco, especialmente em família já multi-geracionais, varia muito. Uma pessoa mais sénior, acima dos 60 ou 70 anos já pode ter um pouco mais de resistência ao risco do que talvez os mais jovens. Por outro lado, como também já abordamos aqui, muitas vezes do jovem crescido na segurança e no conforto também pode ter menos apetite para riscos.

Fica claro então que este é um debate e uma decisão que devem ocorrer no âmbito da família, e que deve ser tomada antes de partir com a aprovação e sua consequente execução de um plano estratégico.

Como se sabe, a família empresária tem grande influência na identidade da empresa, dessa forma, as chances de comprometimento genuíno de todas as partes no sucesso das ações definidas no planejamento estratégico e o alcance dos objetivos traçados crescem substancialmente.

Rainer Lutke, Empresa DE Família, pg. 111.

Dá para perceber esta dinâmica entre o que existe dentro do ambiente familiar e seus impactos na operação, na evolução e na sustentação da empresa? Você consegue identificar esta dificuldade em seu ambiente familiar?

No capítulo Estratégia do Livro “Empresa de Família – Uma abordagem prática e humana para a conquista da longevidade” este e outros aspectos familiares que impactam na estratégia são abordados com profundidade. Conheça mais e adquira seu exemplar. Em versões impressa e eletrônica (Kindle).

Para conhecer mais sobre a metodologia do Instituto, visite.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é HelderAzevedo-2-1024x731.jpg

Helder de Azevedo MSc, CCA IBGC, CCC Celint e BRA

Idealizador do Instituto Empresa DE Família, é também CCA IBGC – Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC, onde contribui nas comissões de Conselho de Administração e no Grupo de Trabalho do Agronegócio; Conselheiro Consultivo Certificado pelo Celint e pela BRA Certificadora, onde também ministra o módulo de estratégia e de planejamento orçamentário no Curso de Formação de Conselheiros Consultivos; e associado da ABC³, onde contribui com duas comissões temáticas. Atua como Conselheiro Consultivo na AR70 Corporation e foi Conselheiro Fiscal da Neoenergia/CELPE. Membro do IFERA – International Family Enterprise Research Academy. Mestre em Governança Corporativa com pesquisa em Empresas Familiares e autor do livro Empresa de Família – uma abordagem prática e humana para a conquista da longevidade publicado pela Saint Paul Editora em agosto/2020, disponível também em formato eletrônico, Kindle e outros.

Para receber nossa RESENHA mensal, preencha os dados abaixo. Toda última quinta-feira do mês, pontualmente às 17:17hs.

O Melhor da Governança para Empresas DE Famílias, direto em sua caixa postal.

[activecampaign form=12 css=1]

Assine nossa RESENHA mensal: preencha os dados abaixo.

Toda última quinta-feira do mês, pontualmente às 17:17hs, direto em sua caixa postal.

[activecampaign form=12 css=1]

4 Comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *