[spreaker type=player resource=”episode_id=55426747″ width=”700px” height=”80px” theme=”dark” playlist=”show” playlist-continuous=”true” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true” cover=”https://d3wo5wojvuv7l.cloudfront.net/images.spreaker.com/original/8ae57af0ab86a33f4f6d5b962e239c10.jpg”]
Conduzir uma empresa de família é uma ciência mais complexa do que se pode imaginar. Não à toa a maioria delas não sobrevivem por muito tempo. Os motivos são vários, mas a boa notícia é que existem teorias e técnicas relativamente modernas já aplicadas com muito sucesso nas empresas familiares.
O Instituto Empresa DE Família desenvolveu uma metodologia baseada em teorias muito recentes de administração de empresas aplicadas a empresas familiares.
Nossa metodologia inicia com a aplicação do modelo dos 3 círculos e em seguida aplicamos o modelo evolutivo.
O modelo dos 3 círculos tem a utilidade de fazer os empreendedores compreenderem quais são os conjuntos de pessoas da família e da empresa associadas seja no património seja na gestão ou da família que orbitam ao redor da empresa DE família.
Já o modelo evolutivo apresenta-se como uma ferramenta interativa muito interessante para que os cotistas desta empresa DE família compreendam o estágio em que a empresa se encontra nos eixos da propriedade, da gestão e da sofisticação de seu modelo de negócios.
Este modelo facilita aos empreendedores a compreensão para que eles possam ter uma visão clara entre o modelo de condução da sociedade neste momento e o modelo desejado para o seu futuro próximo, identificando os principais desafios a serem enfrentados pela sociedade.
Uma vez que estes dois modelos estejam aplicados, respondidos e principalmente compreendidos passamos para a próxima etapa, muito importante, que é a medida da familiaridade, ou seja, a medida da influência que a família impõe na empresa e suas tipologias. Esta etapa tem base em pesquisa recente e muito celebrada no meio acadêmico, que o Instituto traduziu e validou, aplicando-o com exclusividade no Brasil: A escala F-PEC.
Esta influência é medida em 3 pilares: o poder, a experiência e a cultura. O resultado desta etapa é a compreensão de como e em que extensão a família influencia a operação da empresa. Este resultado é importante pois ele dá uma noção ao empreendedor dos pontos que talvez sejam relevantes para serem revisitados, documentados, acordados e enfim implementados na sociedade empresária.
Por fim, aplicamos uma ferramenta exclusiva do Instituto Empresa de Família que é o modelo 5DSL: as 5 dimensões sociais da longevidade. Esta ferramenta apresentada na forma de um questionário seguida de um debate moderado por um consultor certificado pelo instituto abrange as 5 dimensões fundamentais de base social que determinam como a empresa e se encontra em função dos aspectos sociais e comportamentais da família.
As 5 dimensões são as seguintes:
Essência: Que abrange os aspectos comportamentais de culturais da família.
Estratégia: visão de médio de longo prazo sob a ótica dos cotistas.
Papéis: suas definições separando aqueles de cotista dos de gestores.
Monitoramento da empresa pelos seus cotistas.
Sucessão: tema muito relevante pois sabemos que justamente em períodos ao redor da sucessão é onde o risco de insucesso de uma empresa de família atinge o seu nível mais alto.
A combinação dos resultados da utilização destas 4 ferramentas, apresentada na forma de um relatório abrangente e completo torna-se a base para que os cotistas de uma empresa familiar possam debater de uma forma ordenada e priorizada de sorte que se estrutura assim uma pauta para que os proprietários desta sociedade empresária organizem seus debates deliberações e implantações de políticas a serem então cumpridas pela gestão da organização. Isto é governança corporativa aplicada de forma adequada e exclusiva para sua companhia!
Conheça mais sobre nossa metodologia aqui. Assine nossa RESENHA mensal e fique atualizado neste importante tema.
Helder de Azevedo MSc, CCA IBGC, CCC Celint e BRA
Idealizador do Instituto Empresa DE Família, é também CCA IBGC – Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC, onde contribui nas comissões de Conselho de Administração e no Grupo de Trabalho do Agronegócio; Conselheiro Consultivo Certificado pelo Celint e pela BRA Certificadora, onde também ministra o módulo de estratégia e de planejamento orçamentário no Curso de Formação de Conselheiros Consultivos; e associado da ABC³, onde contribui com duas comissões temáticas. Atua como Conselheiro Consultivo na AR70 Corporation e foi Conselheiro Fiscal da Neoenergia/CELPE. Membro do IFERA – International Family Enterprise Research Academy. Mestre em Governança Corporativa com pesquisa em Empresas Familiares e autor do livro Empresa de Família – uma abordagem prática e humana para a conquista da longevidade publicado pela Saint Paul Editora em agosto/2020, disponível também em formato eletrônico, Kindle e outros.
Para receber nossa RESENHA mensal, preencha os dados abaixo. Toda última quinta-feira do mês, pontualmente às 17:17hs.
O Melhor da Governança para Empresas DE Famílias, direto em sua caixa postal.
[activecampaign form=12 css=1]
Assine nossa RESENHA mensal: preencha os dados abaixo.
Toda última quinta-feira do mês, pontualmente às 17:17hs, direto em sua caixa postal.
[activecampaign form=12 css=1]
1 Comment
See the comment