Internacionalizar seus negócios é fundamental para a longevidade de seu negócio familiar. Cito três bons motivos:
1. Diversificação de mercados e redução de riscos
A internacionalização permite que as empresas brasileiras diversifiquem suas fontes de receita e reduzam a dependência do mercado doméstico. Ao operar em diferentes países, as empresas ficam menos vulneráveis a crises econômicas locais, mudanças políticas e outros fatores que podem afetar negativamente suas operações em um único mercado. Essa estratégia ajuda a diluir os riscos empresariais, criando uma base mais forte e resiliente contra flutuações econômicas.
2. Aumento da competitividade e inovação
Atuar em mercados internacionais força as empresas brasileiras a melhorarem seus produtos, serviços e processos para atender aos padrões globais. Isso resulta em maior inovação e aprimoramento contínuo, beneficiando também o mercado doméstico. A exposição a diferentes culturas e práticas de negócios estimula a criatividade e a adaptabilidade, levando ao desenvolvimento de novas soluções e tecnologias. Além disso, a internacionalização permite o acesso a conhecimentos e expertises de parceiros estrangeiros, elevando o nível técnico da organização.
3. Expansão de mercado e aumento de receitas
A internacionalização oferece às empresas brasileiras a oportunidade de conquistar novos mercados com maior potencial de crescimento. Isso permite aumentar significativamente o volume de vendas e, consequentemente, as receitas. Em alguns casos, as empresas podem comercializar seus produtos e serviços por preços mais elevados em mercados internacionais, aproveitando-se de taxas de câmbio favoráveis e do maior poder aquisitivo de consumidores em certos países. Além disso, a presença internacional pode fortalecer a marca globalmente, aumentando seu valor e atraindo novos clientes e parceiros de negócios.
Mas para avançar, é importante se preparar, inclusive societariamente. Neste sentido, lhe apresento três aspectos essenciais em governança corporativa que são cruciais para o fortalecimento de empresas de capital fechado, especialmente as de controle familiares, que buscam internacionalização de seus negócios.
Primeiro, a relevância de uma 𝗲𝘀𝘁𝗿𝘂𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗱𝗲 𝗴𝗼𝘃𝗲𝗿𝗻𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝗯𝗲𝗺 𝗱𝗲𝗳𝗶𝗻𝗶𝗱𝗮 não pode ser subestimada. É fundamental para o sucesso da internacionalização dessas empresas.
Quando uma empresa familiar estabelece uma governança clara, garante que a separação entre propriedade e gestão ocorra de forma eficiente, minimizando assim conflitos de interesse e favorecendo decisões mais objetivas. Essa ideia é abordada no artigo “Governance structure and internationalization of family-controlled firms: The mediating role of international entrepreneurial orientation“.
Além disso, a 𝗼𝗿𝗶𝗲𝗻𝘁𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮𝗿𝗶𝗮𝗹 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 surge como um fator mediador vital neste processo. O artigo indica claramente que empresas familiares que cultivam uma forte mentalidade internacional demonstram um desempenho superior em suas iniciativas de conquista de novos mercados.
Por fim, a 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗮 𝗳𝗮𝗺𝗶́𝗹𝗶𝗮 𝗻𝗮 𝗴𝗲𝘀𝘁𝗮̃𝗼 𝗲 𝗻𝗮 𝗽𝗿𝗼𝗽𝗿𝗶𝗲𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗮 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮 traz uma complexidade adicional que pode afetar a internacionalização.
A presença de membros da família em posições de liderança pode ser uma faca de dois gumes, permitindo tanto a sinergia quanto a dificuldade em equilibrar interesses pessoais ou familiares com objetivos empresariais. Essa dinâmica também é discutida no mesmo artigo.
Esses insights oriundos do artigo indicado ressaltam a importância de construir uma governança sólida e adaptativa, essencial para o crescimento sustentável das empresas familiares.
Você considera internacionalizar o seu negócio? Possui a estrutura de Governança adequada para tal empreitada?
Vamos conversar. Eu junto ao time do Instituto Empresa DE Família estamos à sua disposição.
Saiba mais com o livro “Empresa DE Família: uma abordagem prática e humana para a conquista da longevidade” – de Helder De Azevedo
Este conteúdo contou com a participação do 𝗔𝗴𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗖𝗼𝗻𝘀𝗲𝗹𝗵𝗲𝗶𝗿𝗜𝗔.

Helder de Azevedo MSc, CCA IBGC, CCC Celint e AdCM(r) BRA
Idealizador do Instituto Empresa DE Família, é também CCA IBGC – Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC, onde contribuiu para as comissões de Conselho de Administração e no Grupo de Trabalho do Agronegócio; Conselheiro Consultivo Certificado pelo Celint e pela BRA Certificadora, onde também ministra o módulo de estratégia e de planejamento orçamentário no Curso de Formação de Conselheiros Consultivos; e associado da ABC³, onde contribuiu com duas comissões temáticas. Atuou como Conselheiro Consultivo na AR70 Corporation e foi Conselheiro Fiscal da Neoenergia/CELPE. Membro do IFERA – International Family Enterprise Research Academy. Mestre em Governança Corporativa com pesquisa em Empresas Familiares e autor do livro Empresa de Família – uma abordagem prática e humana para a conquista da longevidade publicado pela Saint Paul Editora em agosto/2020, disponível também em formato eletrônico, Kindle e outros. Criou e lidera a evolução do primeiro agente baseado em IA – Inteligência Artificial – dedicado ao tema de Governança Corporativa para empresas de capital fechado: O Agente ConselheirIA, utilizado como apoio e garantia de bom conteúdo na geração deste blog.