Consultor, Mentor ou Conselheiro?

Quando você, empreendedor, acumula uma enorme quantidade de dúvidas ou até mesmo de dificuldades para as quais você se compreende incapaz de resolvê-las sozinho, a que tipo de profissional você recorre?

[spreaker type=player resource=”episode_id=56310426″ width=”700px” height=”80px” theme=”dark” playlist=”show” playlist-continuous=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true” cover=”https://d3wo5wojvuv7l.cloudfront.net/images.spreaker.com/original/8e25b52ae2d44e4392003d142ba56e3b.jpg”]

Antes de mais nada, é bom que fique claro que pedir ajuda é um ato de bravura. Empreendedores dedicam muito de seu tempo fazendo o negócio acontecer, e usualmente não conseguem encontrar tempo para reflexões mais profundas, estratégicas e de futuro de sua empresa.

Mas uma hora “a conta chega”, como se diz popularmente. E pode ser no auge do sucesso do negócio e você está cansada de conduzir sua empresa, ou algum familiar deseja mais liberdade, ou quem sabe está na hora de passar a empresa para outro investidor, ou pior, seu modelo de gestão se esgotou e a empresa está enfrentando dificuldades e o futuro te parece sombrio. Para desatar este nó angustiante, apresento aqui um primeiro conceito:

Maturidade x Valor de sua empresa:

  • Crescimento em receitas,
  • Ciclos de vida de produtos e serviços existentes e,
  • Tempo de vida de seu negócio

… não são garantias de amadurecimento seja na gestão, ou principalmente no governo de tua sociedade empresarial!

(c) Marcos Rittner, 2017

O que ocorre sempre é que a evolução de teu negócio não é acompanhada com uma evolução na maturidade da governança. Este distanciamento tira valor de seu negócio. Você sabe quanto vale teu negócio? Não? Deveria saber!

São tantas as perguntas sem respostas ao teu alcance que você finalmente decide pedir apoio. Mas para quem?

Os primeiros nomes a surgir provavelmente serão de teu contador ou daquela advogada que resolveu um processo trabalhista e/ou fiscal. Independente da qualificação deste ou daquela, ambos estão tão alinhados com o teu dia a dia que muito certamente não serão os melhores para este fim. Aí vem a próxima dificuldade: Busco um mentor, um consultor ou um conselheiro? Quem são estes profissionais? Apresento-os aqui:

Mentoria é, segundo o Endeavor, um “processo de qualificação e conhecimento de um empresário que recebe o suporte de uma pessoa extremamente qualificada e com vasto conhecimento no assunto e na área de atuação do mentorando… pessoas que vão te guiar em situações que podem ser difíceis de discutir com alguém que vc veja como superior. Em resumo, o mentor (que pode ser um coach também) trata e desenvolve o mentorando (ou coachee).”

Consultor a sua vez é, segundo o portal Administradores, “um profissional qualificado e conhecedor de temas específicos.” Seguem ainda indicando que “O serviço de consultoria acontece por meio de diagnósticos e processos e tem o propósito de levantar as necessidades do cliente, identificar soluções e recomendar ações.” Ou seja, um consultor pode te apoiar a resolver problemas na gestão, na condução de teu negócio.

Já um Conselheiro é um indivíduo convidado a ajudar uma empresa a crescer oferecendo conselhos sobre várias áreas do mundo dos negócios, fortalecendo sua estrutura societária através da elaboração e deliberação acerca do planejamento estratégico, monitoramento da condução da empresa e maximização de valor para sócios e demais stakeholders.

Um Conselheiro não atuará sozinho, mas como parte de um Conselho Consultivo ou de Administração, estruturando-se desta forma a Governança Corporativa de sua empresa.

Governança Corporativa é a preparação para a compreensão profunda das grandes questões de uma empresa e a tomada de decisões sobre estas, bem como sobre seu controle, por meio de instâncias distribuídas e adequadas. Equilibra poderes e foca em ações prospectivas e prescritivas. Desta forma cria valor e mira na perenização adaptativa do negócio.

Programa de Formação de Conselheiros – Celint

Um Conselho Consultivo pode iniciar pequeno, segundo a necessidade da empresa. O importante é que um diagnóstico seja realizado adequadamente e antes da implantação deste Conselho. A abordagem do Instituto Empresa de Família contempla a utilização das seguintes ferramentas:

  • Modelo dos 3 Círculos:
    • Quem são os atores que atuam, influenciam e vivem da Empresa DE Família? Conheça-os!
  • Modelo Evolutivo:
    • Qual o estágio atual da sociedade em sua empresa? Quem lidera e qual o nível de diversificação atual? E qual o próximo estágio?
  • Influência da Família na Empresa (exclusiva):
    • A Influência da família na empresa: O que significa, como medir e suas consequências
  • As 5 dimensões sociais da longevidade (exclusiva):
    • Existem aspectos sociais e comportamentais de sua família que impactam na condução da sociedade empresarial, tanto positiva como negativamente. É fundamental identificá-los para considerá-los adequadamente.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre as diferenças, vamos cuidar da perenidade de sua empresa? Que tal iniciar pelo Modelo dos 3 Círculos? O Instituto Empresa DE Família terá toda satisfação em apoiá-la nesta jornada.

Helder de Azevedo

Helder de Azevedo MSc, CCA IBGC, CCC Celint e BRA

Idealizador do Instituto Empresa DE Família, é também CCA IBGC – Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC, onde contribui nas comissões de Conselho de Administração e no Grupo de Trabalho do Agronegócio; Conselheiro Consultivo Certificado pelo Celint e pela BRA Certificadora, onde também ministra o módulo de estratégia e de planejamento orçamentário no Curso de Formação de Conselheiros Consultivos; e associado da ABC³, onde contribui com duas comissões temáticas. Atua como Conselheiro Consultivo na AR70 Corporation e foi Conselheiro Fiscal da Neoenergia/CELPE. Membro do IFERA – International Family Enterprise Research Academy. Mestre em Governança Corporativa com pesquisa em Empresas Familiares e autor do livro Empresa de Família – uma abordagem prática e humana para a conquista da longevidade publicado pela Saint Paul Editora em agosto/2020, disponível também em formato eletrônico, Kindle e outros.

Para receber nossa RESENHA mensal, preencha os dados abaixo. Toda última quinta-feira do mês, pontualmente às 17:17hs.

O Melhor da Governança para Empresas DE Famílias, direto em sua caixa postal.

[activecampaign form=12 css=1]

Assine nossa RESENHA mensal: preencha os dados abaixo.

Toda última quinta-feira do mês, pontualmente às 17:17hs, direto em sua caixa postal.

[activecampaign form=12 css=1]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *