Relações que prezam a igualdade são a base do sucesso nos negócios e em particular em uma empresa familiar. Este conceito é tão importante que está refletido no segundo pilar da governança corporativa desde a publicação pela OCDE, em 1999 dos “Princípios de Governo das Organizações”: a equidade.
Segundo o IBGC, a Equidade caracteriza-se através do tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.
Por stakeholders, utilizamos a definição proposta no código italiano de melhores práticas para empresas familiares, que aponta: empregados, bancos e outras instituições com créditos à companhia, clientes, fornecedores e cotistas sem envolvimento na gestão da empresa.
Para as empresas de capital aberto e negociadas em bolsa, a melhor representação da equidade se dá por meio da melhor prática recomendada conhecida como “uma ação, um voto”.
Mas e em uma empresa familiar?
No ambiente da Empresa DE Família, além das partes listadas acima, existirão pessoas que mesmo não sendo cotistas e não trabalharem na empresa, familiares ou não, dela podem depender e tampouco devem ser esquecidas.
Neste sentido, a metodologia do Instituto utiliza o consagrado modelo dos 3 círculos como ponto de partida da análise situacional da empresa familiar. A partir da aplicação e compreensão deste modelo, os cotistas passam a ter uma visão abrangente dos stakeholders diretamente associados a empresa.
A partir daí, é importante compreender e incorporar os demais stakeholders, notando que a partir da visão dos três círculos, apenas o primeiro e o último dos stakeholders listados estão contemplados.
Contemplando os demais stakeholders dentro do da política de equidade de sua organização você dará um passo importante na estrutura de Governo da sua Sociedade, adquirindo ainda mais riqueza socio emocional, tema que abordaremos em artigos futuros.
Para conhecer mais sobre o modelo dos 3 círculos, equidade e governo de empresas familiares, faça contato e nos siga em nossas redes sociais. Em breve em nosso site você poderá montar o seu próprio e único modelo de 3 círculos referente a sua empresa.
Helder de Azevedo MSc, CCA IBGC, CCC Celint e BRA
Idealizador do Instituto Empresa DE Família, é também CCA IBGC – Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC, onde contribui nas comissões de Conselho de Administração e no Grupo de Trabalho do Agronegócio; Conselheiro Consultivo Certificado pelo Celint e pela BRA Certificadora, onde também ministra o módulo de estratégia e de planejamento orçamentário no Curso de Formação de Conselheiros Consultivos; e associado da ABC³, onde contribui com duas comissões temáticas. Atua como Conselheiro Consultivo na AR70 Corporation e foi Conselheiro Fiscal da Neoenergia/CELPE. Membro do IFERA – International Family Enterprise Research Academy. Mestre em Governança Corporativa com pesquisa em Empresas Familiares e autor do livro Empresa de Família – uma abordagem prática e humana para a conquista da longevidade publicado pela Saint Paul Editora em agosto/2020, disponível também em formato eletrônico, Kindle e outros.
Para receber nossa RESENHA mensal, preencha os dados abaixo. Toda última quinta-feira do mês, pontualmente às 17:17hs.
O Melhor da Governança para Empresas DE Famílias, direto em sua caixa postal.
[activecampaign form=12 css=1]
Assine nossa RESENHA mensal: preencha os dados abaixo.
Toda última quinta-feira do mês, pontualmente às 17:17hs, direto em sua caixa postal.
[activecampaign form=12 css=1]
Comments are closed.