O Instituto Empresa DE Família e seu idealizador

Antes de promovermos o Instituto Empresa DE Família, é importante que você me conheça um pouco mais.

Eu sou Helder de Azevedo e sou o idealizador do Instituto.

Sou engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), cursei extensões em Marketing, Finanças e Estratégia na FGV, possuo um MBA em sustentabilidade e gestão ambiental e recentemente obtive a titulação de Mestre em administração em governança corporativa. Falo 3 idiomas além do português, tenho minha empresa de consultoria, que é familiar, que viabilizou o Instituto Empresa DE Família.

Ao longo de minhas pesquisas no Mestrado sobre a governança das sociedades empresariais familiares, conheci ferramentas consagradas, iniciando com o modelo dos 3 círculos de Tagiuri e Davis, desenvolvido em 1978, e, portanto, já com mais de 40 anos. Este modelo tem sido vastamente utilizado tanto na prática como também como suporte a pesquisas e na área de administração e de governança de empresas familiares.

Conheci também o modelo evolutivo, esse um pouco mais recente, que aponta 3 vetores de evolução das empresas familiares. Com ele se obtém uma clara visão do estágio e da sofisticação do negócio atual e permite uma projeção de futuro.

Ao longo da definição da minha dissertação conheci Escala F-PEC que mede o nível de influência da família da empresa, através das dimensões Poder, Experiência e Cultura. Este modelo é fantástico, tanto em sua estrutura como na metodologia de comprovação de sua eficácia.

Após a leitura de mais de 1000 artigos científicos, combinado com a minha experiência seja como executivo de empresas seja como consultor e conselheiro apoiando empresas familiares criei uma Ferramenta que denominei “5DSL: as 5 dimensões sociais da longevidade: Essência, Estratégia, Papéis, Monitoramento e Sucessão.”

Ao compartilhar esta ferramenta com clientes, com pessoas próximas e com outros pesquisadores no Brasil e no exterior, tive uma receptividade acima do que eu jamais poderia esperar e, portanto, resolvi torná-la acessível a maior quantidade de empresas possível.

O resultado prático se apresenta na criação do Instituto Empresa de Família. O instituto a sua vez está materializado na forma do nosso web site, e de nossa presença nas diversas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, Telegram, Twitter e YouTube.

A minha contribuição ao instituto se dá na forma de mais de 35 anos de uma intensa carreira na qual, tanto profissional e logo como executivo, passei por transformações, turnarounds e startups de muito sucesso; por expansão internacional de negócios na América Latina e finalmente decidi me dedicar ao estudo e a aplicação de conceitos modernos de governança corporativa que pretendo disseminá-los através do Instituto Empresa DE Família.

Conheça mais acessando nosso web site, seguindo nossas redes sociais e assinando nossa RESENHA mensal.

Uma excelente jornada e até breve!

Helder de Azevedo MSc, CCA IBGC, CCC Celint e BRA

Idealizador do Instituto Empresa DE Família, é também CCA IBGC – Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC, onde contribui nas comissões de Conselho de Administração e no Grupo de Trabalho do Agronegócio; Conselheiro Consultivo Certificado pelo Celint e pela BRA Certificadora, onde também ministra o módulo de estratégia e de planejamento orçamentário no Curso de Formação de Conselheiros Consultivos; e associado da ABC³, onde contribui com duas comissões temáticas. Atua como Conselheiro Consultivo na AR70 Corporation e foi Conselheiro Fiscal da Neoenergia/CELPE. Membro do IFERA – International Family Enterprise Research Academy. Mestre em Governança Corporativa com pesquisa em Empresas Familiares e autor do livro Empresa de Família – uma abordagem prática e humana para a conquista da longevidade publicado pela Saint Paul Editora em agosto/2020, disponível também em formato eletrônico, Kindle e outros.

Para receber nossa RESENHA mensal, preencha os dados abaixo. Toda última quinta-feira do mês, pontualmente às 17:17hs.

O Melhor da Governança para Empresas DE Famílias, direto em sua caixa postal.

[activecampaign form=12 css=1]

Helder de Azevedo é idealizador do Instituto Empresa DE Família.

Assine nossa RESENHA mensal: preencha os dados abaixo.

Toda última quinta-feira do mês, pontualmente às 17:17hs, direto em sua caixa postal.

[activecampaign form=12 css=1]

Previous post
Next post