Diversos estudos indicam que a preservação do valor, a eficiência da gestão, o crescimento familiar desbalanceado em relação ao empresarial e a administração de conflitos são frequentemente destacados como fundamentais, trazendo à tona conflitos que podem afetar decisões cruciais, que podem prejudicar e impedir o crescimento sustentável do negócio.
O artigo “Avoid the traps that can destroy Family Businesses“, publicado na Harvard Business Review, revela insights valiosos sobre a governança corporativa e como práticas adequadas podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso dessas organizações.
Para superar esses obstáculos, é vital que as empresas familiares estabeleçam uma estrutura clara de governança, promovendo a transparência e a administração eficaz de conflitos de interesse, evitando que as emoções interfiram nas operações.
Adicionalmente, a governança familiar não deve negligenciar o planejamento de sucessão, que envolve a educação financeira dos herdeiros e a escolha de líderes capacitados. A integração da estrutura organizacional clara com o planejamento estratégico pode ajudar a identificar e mitigar riscos, criando condições para um futuro promissor.
Para fortalecer essa estrutura, um planejamento de longo prazo que inclua a sucessão de liderança deve ser considerado, permitindo que o conhecimento e a cultura familiar sejam transmitidos às próximas gerações.
Além disso, a gestão de riscos e a transparência devem ser prioridades. Ter políticas claras e canais de comunicação abertos fortalece a confiança com os stakeholders e previne conflitos de interesse que, em empresas familiares, podem se tornar um verdadeiro desafio.
Assim, a governança não se trata apenas de regras, mas sobre criar um ambiente que valorize os propósitos e princípios que fundamentam a empresa, que unam poder do passado à inovação que levará seu negócio ao futuro.
Vamos construir ou aprimorar a Governança de seu empreendimento? Entre em contato!

Helder de Azevedo MSc, CCA IBGC, CCC Celint e AdCM(r) BRA
Idealizador do Instituto Empresa DE Família, é também CCA IBGC – Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC, onde contribuiu para as comissões de Conselho de Administração e no Grupo de Trabalho do Agronegócio; Conselheiro Consultivo Certificado pelo Celint e pela BRA Certificadora, onde também ministra o módulo de estratégia e de planejamento orçamentário no Curso de Formação de Conselheiros Consultivos; e associado da ABC³, onde contribuiu com duas comissões temáticas. Atuou como Conselheiro Consultivo na AR70 Corporation e foi Conselheiro Fiscal da Neoenergia/CELPE. Membro do IFERA – International Family Enterprise Research Academy. Mestre em Governança Corporativa com pesquisa em Empresas Familiares e autor do livro Empresa de Família – uma abordagem prática e humana para a conquista da longevidade publicado pela Saint Paul Editora em agosto/2020, disponível também em formato eletrônico, Kindle e outros. Além desse coordenou uma coleção de 7 livros “Perpetuando a Empresa DE Família“, sendo autor de 3 deles. Criou e lidera a evolução do primeiro agente baseado em IA – Inteligência Artificial – dedicado ao tema de Governança Corporativa para empresas de capital fechado: O Agente ConselheirIA, utilizado como apoio e garantia de bom conteúdo na geração deste blog.