Governança, gestão corporativa e compliance na Empresa DE Família: O quê e quando?

Governança corporativa e excelência empresarial andam juntos. Existem inúmeras pesquisas que demonstram que uma Governança Corporativa bem implementada gera muito valor aos acionistas e potencializa as capacidades de gestão da empresa. Segundo uma pesquisa realizada por Zellweger, 2012, uma empresa com Governança Corporativa adequadamente implementada chega a valer o dobro de uma equivalente sem esta estrutura. Mas como implementar, como saber que estou no caminho certo?

Antes de tudo, é preciso resistir à tentação e à pressão externa para implantar os modelos de governança corporativa apresentados, em sua vasta maioria baseados na estrutura que se impõe, isso mesmo, se impõe às empresas de capital aberto, as SAs.

Um exemplo são os sistemas de compliance, tão em voga ultimamente.

Compliance em português significa cumprir com algum ou alguns requisitos. No mercado de capitais, significa cumprir com a Lei das SAs e com todas as instruções da CVM. Importante para a estabilidade do mercado de capitais, e alguns aspectos de compliance podem ser importantes para tua empresa agora! Mas quais?

Até a norma ISO 37301, publicada em abril de 2021, orienta e especifica os requisitos para um sistema de compliance. É a garantia do cumprimento… do cumprimento! Faz todo o sentido no mercado regulado, mas definitivamente pode estar distante de tua realidade, não?

Já pensou em ter um setor de compliance, independentemente do tamanho de tua empresa? Será que faz sentido?

Ainda que o nirvana do capitalismo é levar sua empresa ao mercado de capitais, quase nunca esse é o desejo da família empresária, então porque submeter-se a um arcabouço regulatório pesado, importante para o mercado, mas que no final é custo para tua empresa? Ou pior, tentar adaptar alguns destes conceitos de forma inadequada. Muito trabalho e pouco ou nenhum valor adicionado.

Boas práticas de governança não devem se limitar a cumprir com normas e leis, mas sim avançar para a estabilidade da sociedade familiar, sua presença no mercado e seu entorno.

Portanto a governança corporativa da empresa familiar deve partir da essência da família, para construir uma estratégia bem definida e os demais passos de nossa metodologia.

Para apoiar empreendedores e suas famílias, entre em contato conosco e conheça nossas metodologias, algumas contemplando ferramentas online com suporte remoto.

Helder de Azevedo

Helder de Azevedo MSc, CCA IBGC, CCC Celint e BRA

Idealizador do Instituto Empresa DE Família, é também CCA IBGC – Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC, onde contribui nas comissões de Conselho de Administração e no Grupo de Trabalho do Agronegócio; Conselheiro Consultivo Certificado pelo Celint e pela BRA Certificadora, onde também ministra o módulo de estratégia e de planejamento orçamentário no Curso de Formação de Conselheiros Consultivos; e associado da ABC³, onde contribui com duas comissões temáticas. Atua como Conselheiro Consultivo na AR70 Corporation e foi Conselheiro Fiscal da Neoenergia/CELPE. Membro do IFERA – International Family Enterprise Research Academy. Mestre em Governança Corporativa com pesquisa em Empresas Familiares e autor do livro Empresa de Família – uma abordagem prática e humana para a conquista da longevidade publicado pela Saint Paul Editora em agosto/2020, disponível também em formato eletrônico, Kindle e outros.

Para receber nossa RESENHA mensal, preencha os dados abaixo. Toda última quinta-feira do mês, pontualmente às 17:17hs.

O Melhor da Governança para Empresas DE Famílias, direto em sua caixa postal.

[activecampaign form=12 css=1]

Para assinar nossa RESENHA mensal, preencha os dados abaixo. Toda última quinta-feira do mês, pontualmente às 17:17hs, direto em sua caixa postal.

[activecampaign form=12 css=1]

Previous post
Next post
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *