Sucessão na Empresa DE Família: Essência e Influência como a base para a condução do processo.

Sucessão representa, na Empresa DE Familia, um processo que usualmente termina mal. Apenas 30% das empresas familiares resistem à 1ª passagem geracional. Com pequenas variações, este índice se aplica em todo o planeta.

Não à toa, Sucessão é o segundo tema mais pesquisado, perdendo apenas para estratégia, quando se trata de estudos relacionados a empresas familiares.

Dentre os principais motivos do fracasso a estatística aponta a inaptidão ou o desinteresse da sucessora, disputas patrimoniais e o simples fato de não haver, nos ambientes da família, da sociedade ou do negócio; um processo sucessório discutido, aprovado e em plena execução.

Quando investigamos por que não existe um processo sucessório, identificamos aspectos emocionais e comportamentais como suas principais causas. Sucessão remete a morte, a percepção de perda ou redução de relevância pela sucedida e traz à tona disputas adormecidas no seio familiar. Exemplos como a percepção de uma filha de que a outra é a preferida ou que teve mais oportunidades, interesse no fluxo de dividendos (ou de mesada) para aplicar em outros negócios ou atividades acabam surgindo quando a família se reúne para debater o que deve acontecer quando a sucedida deixar o posto ou vir a faltar.

O fato é que questões como “em que situação devo vender a empresa?”, “a quem devo passar o comando da empresa?”, “como garantir a qualidade de vida que proporcionei a todos meus filhos quando eu sair da empresa ou da sociedade?” ou ainda “como compensar meus filhos por não ter dado a eles a atenção que devia?” são difíceis de responder. Não obstante, evitar este auto confronto, seja solitário ou com o apoio de um profissional, pode significar a destruição de um trabalho de uma vida.

Na metodologia do Instituto Empresa DE Familia, abordamos estes aspectos emocionais e comportamentais através de questionamentos ao sucedido e a seus sucessores (na sociedade, por direito adquirido ou por consanguinidade) em duas etapas:

  1. Avaliando a influência da família na empresa: Através da escala F-PEC, medimos a compreensão dos familiares de com os aspectos de Poder, Experiência e Cultura da família influenciam positivamente e negativamente a sociedade e a empresa. Após coletar as respostas e consolidá-las, debate-se com todos os envolvidos identificando-se as lacunas que devem ser tratadas. Neste processo, mede-se o consenso, ou a falta dele, quanto à continuidade do negócio na família, por exemplo. O resultado é usualmente surpreendente!
  2. Ao aplicar a seção Essência da ferramenta 5DSL, os familiares apontam suas percepções quanto aos aspectos culturais, morais e comportamentais da família que devem prevalecer no amalgama cultural da empresa. Da mesma forma, consolida-se as respostas de um debate é moderado para que lacunas sejam identificadas.

Com a aplicação destas duas ferramentas, os aspectos emocionais vêm à superfície e são transformados em temas societários a serem debatidos, a partir de então, sem a emoção, com o objetivo de atender aos anseios de cada integrante da família de forma mais harmoniosa.

A ciência tem mostrado que a aplicação deste tipo de ferramenta aumenta em muito o sucesso e a longevidade de empresas familiares que os adotam.

Estes temas são abordados em profundidade, incluindo os dados citados, no livro Empresa DE Família – Uma abordagem prática e humana para a conquista da longevidade, disponível nos formatos físico e eletrônicos: Cultura, Google Books, Kindle, Kobo, Nook; e no Apple Books. Adquira o seu clicando no formato de sua preferência.

Vamos falar de Sucessão de forma estruturada?

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é HelderAzevedo-2-1024x731.jpg

Helder de Azevedo MSc, CCA IBGC, CCC Celint e BRA

Idealizador do Instituto Empresa DE Família, é também CCA IBGC – Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC, onde contribui nas comissões de Conselho de Administração e no Grupo de Trabalho do Agronegócio; Conselheiro Consultivo Certificado pelo Celint e pela BRA Certificadora, onde também ministra o módulo de estratégia e de planejamento orçamentário no Curso de Formação de Conselheiros Consultivos; e associado da ABC³, onde contribui com duas comissões temáticas. Atua como Conselheiro Consultivo na AR70 Corporation e foi Conselheiro Fiscal da Neoenergia/CELPE. Membro do IFERA – International Family Enterprise Research Academy. Mestre em Governança Corporativa com pesquisa em Empresas Familiares e autor do livro Empresa de Família – uma abordagem prática e humana para a conquista da longevidade publicado pela Saint Paul Editora em agosto/2020, disponível também em formato eletrônico, Kindle e outros.

Para receber nossa RESENHA mensal, preencha os dados abaixo. Toda última quinta-feira do mês, pontualmente às 17:17hs.

O Melhor da Governança para Empresas DE Famílias, direto em sua caixa postal.

[activecampaign form=12 css=1]

Assine nossa RESENHA mensal: preencha os dados abaixo.

Toda última quinta-feira do mês, pontualmente às 17:17hs, direto em sua caixa postal.

[activecampaign form=12 css=1]

Previous post
Next post
2 Comments
Deixe um comentário para Gustavo Woltmann Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *